terça-feira, 31 de agosto de 2010

A Revolta Praieira (1848-1850)

Nascido em berço humilde, num local paupérrimo no interior do sertão, Antonio demonstrou desde cedo um grande esforço pessoal que o levou a se tornar Brigadeiro do Exército Imperial Brasileiro. Como capitão, tomou parte na pacificação da Revolta Praieira, em 1848, na Província de Pernambuco.
Considerada a maior revolta do período monárquico, tinha mais caráter social do que político, pois o povo pernambucano desejava acabar com o monopólio dos senhores de engenho nas terras do interior e dos portugueses no comércio das cidades. Na época, o país se recuperava da crise econômica. Porém, enquanto as províncias do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais progrediam economicamente com a produção e exportação do café, as províncias nordestinas decaiam devido à crise de exportação do açúcar e do algodão. O controle lusitano agravava ainda mais a pobreza do povo pernambucano.
Em 1842, um grupo de democratas e liberais pernambucanos, liderados por personagens como Borges da Fonseca, Abreu Lima, Inácio Bento de Loiola, Nunes Machado e Pedro Ivo, organizaram-se politicamente e fundaram o Partido da Praia. Mais tarde, em 1848, lançaram o “Manifesto ao Mundo”, documento em que exigiam o fim da monarquia e a proclamação de uma república; o fim do voto censitário; o fim dos privilégios comerciais e estrangeiros e a liberdade de imprensa. Foram esses membros do Partido da Praia que desencadearam a revolta, que ficou conhecida como Revolução Praieira. Os revolucionários tentaram tomar Recife. Porém, fracassaram, pois as forças imperiais, leais ao governo monárquico, reagiram e contiveram a revolta nas principais cidades.
Nessa época, o então Capitão Antônio de Sampaio, vindo do Rio Grande do Sul, se manteve longo período em Canguçu, mantendo a paz em posição estratégica entre Piratini e Caçapava. A Revolução Praieira foi completamente debelada em 1849. Com o fim desta, encerrou-se a fase de revoltas e agitações sociais do Brasil Império.

Fontes: http://educacao.uol.com.br/historia-brasil/ult1689u42.jhtm http://www.brasilescola.com/historiab/revolucao-praieira.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário